Omissão intencional de uma ideia subentendida. Pode ser traída pela zeugma.


sábado, 9 de agosto de 2008

Passarinhos, passarões e PPP



()
()
()
"Il cammino incomincia e il viaggio è già finito"
[Intertítulo do filme de Pier Paolo Pasolini, Uccellacci e Uccellini,1966]

()
Eis um excerto desta belíssima obra rodada a 4253 km de Istambul ou a 13257 km de Cuba, com o primeiro encontro de Totò e Ninetto e o intelectual de esquerda (mais tarde devorado).
()
Não resisto a outro trecho com tantas referências evidentes e subtis. As alusões ao Partido Comunista Italiano, à conquista do espaço, à China, à fragilidade humana, às comunidades rurais da periferia romana; as portas e as irónicas placas de informação, os planos e o recorte da imagem, a hilariante fuga, os rostos esculpidos, as vozes e as expressões italianas, os apelos do corvo, a implacável dupla… e sempre a música de Morricone, os assobios, as canções, o chilrear, os sons bélicos, bucólicos e urbanos!
()
()
()
()

1 comentário:

H. disse...

Ah! Já não me lembrava do quanto isto é genial... (e recordação dos meus inícios intensos de Cinemateca...)

Acerca-te de mim, viajante

A minha foto
P.S.: Os conteúdos da Elipse são da minha autoria (excepto quando referido), e devidamente protegidos por tormentas e bolhas de amor.