Omissão intencional de uma ideia subentendida. Pode ser traída pela zeugma.


quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Por um segundo não chegarás atrasado

A rotação da Terra tem vindo a abrandar cerca de 0,002 segundos por dia. Tal desaceleração prende-se a múltiplos factores, nomeadamente aos efeitos das marés, da órbita lunar, do vento solar, de tempestades magnéticas, do degelo da calote polar…
Este fenómeno passou quase despercebido até à criação do relógio atómico em 1949 fazendo com que o segundo exacto e a sua contagem cumulativa em minutos, horas e dias, tenha prescrito pois deixou de coincidir com a rotação do planeta azul.
Para ultrapassar esta décalage entre o tempo da terra e o tempo dos homens é necessário acrescentar um segundo, hoje, às 23:59.

O número 60 reivindica a sua patine, enferruja, perde perfeição e ganha outros encantos.
Os mesopotâmicos, fundadores da ideia de divisão do tempo em 60 unidades, terão razões para implorar um novo alinhamento entre o tempo e o espaço.

De que modo beneficiar desse lapso?

Consultando de novo a carta astrológica, concluiremos que andámos a ler as previsões erradas toda uma vida e que temos esperança que o coelhinho da Alice do País das Maravilhas chegue um dia a tempo e horas para os seus afazeres.

A todos vós, a viva voz, votos de continuação de Boas Festas e de muitas festinhas em 2009!







Para outras informações:

National Institute of Standards and Technology (NIST)

International Earth Rotation Service (IERS)

()
()
()

Sem comentários:

Acerca-te de mim, viajante

A minha foto
P.S.: Os conteúdos da Elipse são da minha autoria (excepto quando referido), e devidamente protegidos por tormentas e bolhas de amor.