Omissão intencional de uma ideia subentendida. Pode ser traída pela zeugma.


terça-feira, 8 de abril de 2008

Miscellanea melifera

O Igri é o homem dos sete instrumentos e é também apicultor. Um dia, as suas abelhas fugiram com o frio. Pouco depois a Ju descobriu outro enxame e recebeu o epíteto “a rainha das abelhas”.
O Seu Mateus perguntou-me porque não ia lá a casa comer uma colher de mel se estava doente.
A Anna falou-me em 1993 da Celebração do Mel, do Antoni Tàpies. Em 2000 fui à sua Fundação em Barcelona com a Rititi.
O Dini fez uma fotografia aos bugalhos onde algumas abelhas depositam as larvas.
O πerre deu-me há muito tempo uma vela de cera de abelha.
O Math deu-me o seu pólen de flores. Disse-me para consumir moderadamente pois a sobredosagem pode provocar efeitos nocivos. Hiper energia? O que se faz com a energia em excesso?
(Existem vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, sendo que as primeiras podem atingir níveis tóxicos no organismo)
Conheci recentemente um rapaz com o nome do rio do esquecimento, Lethe, que em criança fora hospitalizado por excesso de vitaminas.
A Juinha quando era pequenina dizia que tinha que tomar as suas “vitameninas”; agora não tem o luxo de se equivocar.
()

()
No Rif tomei um chá com abelhas. Não eram as mesmas da minha terra, eram maiores, mais dóceis e peludas. Na Península Ibérica existe, não surpreendentemente, a Apis melifera iberica.
Noutros tempos fui picada por uma abelha. Depois chuparam-me o ombro.
Em Bruxelas vi uma mostra sobre a tradição estoniana de pintar as colmeias.
()

()
O mel em oferenda post-mortem a um faraó está próprio para consumo 3 mil anos volvidos.
No Olimpo, os deuses alimentam-se de hidromel e de ambrósia sideral.
Apenas em meados do séc. XVII, com as observações biológicas a microscópio, a humanidade veio a saber que a abelha-mestra é uma fêmea.

O som do fim de um enxame é descrito como um lúgubre e vibrante lamento de desespero.
A dança das abelhas em círculos apertados relaciona-se com o modo de se localizarem geograficamente.
()
()
Pensei de manhã “tenho que comprar mais mel pois este está a acabar”. Peguei no frasco. (A minha mãe disse-me a vida toda para não agarrar os frascos pela tampa.) Parti o frasco de mel pois peguei-lhe pela tampa, porra! Preciso de um fakir que me lamba o chão.
()

()
Na minha rua já chegou a Primavera: as laranjeiras em flor lançam no ar o seu perfume, e as ameixoeiras selvagens já ganharam as folhas da cor do seu nome. Desconheço os efeitos da Estação nas cerejeiras-japonesas e é quase certo que, se voltasse ao local onde as conheci, não as saberia identificar. Não é exclusivo do reino vegetal as espécies deixarem-se reconhecer apenas nalgumas fases do ano.
()
Tu, ele, ela, vós, eles, elas fazem parte do meu jardim, ainda que nem sempre perto. Mas agora parto, chegou o tempo do outro tempo e há que polinizar outros campos.
()
()
()

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada pela oferenda matinal de inspiração...o cheiro a Primavera vai-me acompanhar nesta manhã chuvosa e aparentemente triste! O que é um "zeugma"?...Tenho que ir ver rápidamente!Só tu para me dares trabalho! Bjinhos!

Acerca-te de mim, viajante

A minha foto
P.S.: Os conteúdos da Elipse são da minha autoria (excepto quando referido), e devidamente protegidos por tormentas e bolhas de amor.